quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Monjolo- Uma máquina simples representada através da arte


     Monjolo é uma máquina tradicional movida a água, destinada ao beneficiamento do arroz, ao contrário do que se pensa, o monjolo não é muito utilizado para a fabricação de farinha, uma vez que o peso do braço, que é de madeira, não é suficiente para moer os grãos. Para se fazer a farinha é utilizado o moinho, que atrita os grãos contra uma mó, pedra pesada capaz de reduzir os grãos a pó.Mais raramente, pode ser usado para socar grãos secos , resultando numa farinha mais espessa.É formado por uma haste de madeira suspensa de forma que a parte que suporta o pau do pilão é maior que a outra, que termina por um cocho que enche com a água proveniente de uma calha, fazendo assim levantar o pau do pilão. Quando está cheio o cocho, este faz baixar a haste e, quando o cocho despeja a água, a outra extremidade cai sobre o pilão.

Ao lado temos a réplica de um monjolo construído por Edilson, esse com cobertura e também uma bamba que leva a água até em cima para fazer 360 graus e usar a mesma, ideal para enfeitar jardins e hall de entrada de diversos estabelecimentos. A peça é feita de madeira nobre, e possui detalhes em pedriscos e também plantas.




Este possui pedras e plantas simbolizando a vegetação do campo, onde geralmente é utilizado essa máquina. O monjolo perante a física é considerado uma máquina simples de trituração e de trabalho, onde somente é utilizado fonte renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário